quinta-feira, 10 de junho de 2010

Por Que Fazer Psicoterapia?

Infelizmente, ainda encontra-se em nossa cultura um considerável preconceito acerca de se fazer terapia. Muita gente acredita que as pessoas que procuram o psicólogo são pessoas desequilibradas, loucas, e que não possuem capacidade de resolver seus problemas sozinhas. Outros questionam sua eficácia, desvalorizando esse excelente mecanismo que propicia cura da alma, apoio significativo em situações de crises e conflitos, bem como uma ferramenta que oferece subsídios para que o individuo estabeleça um processo de auto conhecimento e auto aceitação imprescindíveis para seu desenvolvimento psíquico e encontro do equilíbrio emocional.
O momento certo para se fazer terapia é aquele em que se sente a necessidade de um apoio externo e neutro de um profissional experiente e preparado para auxiliá-lo na compreensão daquilo que faz com que a pessoa sinta-se angustiada, vazia, perdida, depressiva, dentre tantos outros adjetivos que nos remetem a uma sensação de desequilíbrio e impotência mediante as adversidades apresentadas pela vida.
Todavia, a psicoterapia é bastante procurada por pessoas que sentem uma sede de auto conhecimento a fim de se tornarem mais assertivas (não apenas consigo mas, em suas relações interpessoais), mais proativas, produtivas e felizes.Porém, lembre-se! Quando você perceber que chegou sua hora de fazer análise, encorage-se, esqueça o preconceito, interaja com seu terapeuta e permita-se entrar em contato com o ser mais importante que existe, que é você mesmo!
Por: Simone Pinheiro - Psicóloga Clínica - CRP- 01/14045.
http://simonepinheiropsicologa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário